4 formas de reduzir acidentes com a sua frota

4 formas de reduzir acidentes com a sua frota

Acidentes no trânsito acontecem, mas eles podem ser evitados. Até porque, diminuir os riscos de acidentes é importante para a segurança dos motoristas, da operação como um todo e também para proteger a imagem da sua empresa. 

Desse modo, para evitar que isso aconteça e trazer mais segurança para sua frota, separamos 4 formas de reduzir os acidentes.

Confira! 

 

1 – Mantenha a manutenção dos veículos em dia

Veículos com a manutenção em dia são uma forma de trazer segurança para a operação, para a empresa e para o motorista, pois se houver algum acidente, não será por falha técnica. 

Desse modo, mantenha um controle / histórico dos serviços mecânicos já realizados nos veículos e, identifique as necessidades de consertos antes que eles se tornem um problema de segurança. 

Sem esse acompanhamento não é possível controlar e antecipar as manutenções necessárias para que o veículo rode com segurança. Além disso, fique de olho no manual do veículo e siga os prazos indicados lá. 

 

2 – Dê treinamentos bimestrais para seus motoristas

Os motoristas são os principais responsáveis pelos veículos quando saem da empresa. Por isso, é fundamental que eles estejam bem treinados e informados sobre o veículo. 

Ou seja, bimestralmente faça treinamentos. Pergunte as dificuldades que eles estão tendo com o veículo e procure oferecer os treinamentos que irão ajudá-los na condução. 

Além disso, há ferramentas no mercado, como o Blockauto da ValeCard que é possível acompanhar as atividades de cada motorista, identificar as falhas deles e, a partir disso utilizando indicadores de comportamento, saber qual tipo de treinamento eles precisam. 

Desse modo, o gestor pode orientar os motoristas de acordo com as suas dificuldades específicas.

Outro ponto a se manter é um histórico sobre os veículos, pois, mesmo que o motorista nunca tenha rodado com aquele veículo antes, por meio das informações do histórico, ele poderá saber quais os tipos de manutenção que o veículo já teve, qual a média que ele roda por litro e outros. 

 

3 – Defina estrategicamente as rotas

Trânsito intenso, congestionamentos, buracos e estradas em más condições podem causar atrasos e, para cumprir os prazos, na maioria das vezes os motoristas acabam se arriscando, pegando rotas alternativas desconhecidas, andando em alta velocidade e isso pode causar acidentes.

Por isso, a escolha da rota ideal, bem como a definição correta dos prazos, são questões fundamentais não só para a eficiência como também para a segurança de todos.

Assim, é importante ter um histórico de atividades em cada uma das rotas utilizadas, sabendo quais são os dias e horários de pico em cada uma delas, quais são mais eficientes, quais pontos o motorista deve evitar e quais estradas estão em melhores condições. 

Com todas essas informações, é possível definir a rota e o prazo de forma estratégica, utilizando os melhores caminhos levando em conta não só a boa performance mas, principalmente, a segurança da operação.

 

4 – Utilize os sistemas Blockauto e ValeCard

A Blockauto disponibiliza tecnologia de monitoramento e telemetria avançada, ou seja, um aliado para gestão de condutores, operação e garantia de economia. Além de ajudar sua empresa a reduzir os acidentes com a sua frota.

Com informações transmitidas via GPRS e Satelital, com a Blockauto é possível acompanhar e analisar o método de direção de cada condutor individualmente, localização, deslocamento e distância percorrida.

Desse modo, os diferenciais da Blockauto são:

  • Dashboard de gestão + app de gestão + app motorista;
  • Gestão de viagens com reprodução 3D com precisão do Km rodado;
  • Comportamento do condutor;
  • Integração com relatórios de combustível e gestão de consumo;
  • Reconstrução de acidentes 3D;
  • Controle de custos;
  • Atendimento 24h;
  • Central de monitoramento de alertas e anomalias;
  • Equipe de pronta resposta;
  • Relatórios completos e customizáveis.

 

Quer saber mais sobre o Blockauto? Clique aqui e saiba tudo sobre essa ferramenta para sua frota!

Para mais dicas de frotas, continue navegando pelo nosso blog!

Share this post