Aplicativos para gestão de frotas: como eles podem ajudar sua empresa?

Aplicativos para gestão de frotas: como eles podem ajudar sua empresa?

Controle de gastos, gestão da logística, monitoramento de veículos, roteirização, gastos com combustível, gestão comportamental, agendamento de manutenções preventivas, acompanhamento da jornada de trabalho dos motoristas, etc.

A lista de atribuições de um gestor de frotas parece não ter fim! E para controlar e gerir tudo isso, a tecnologia vem como um braço direito, pois por meio de aplicativos de gestão de frotas é possível ter esses dados segmentados na palma da sua mão e em tempo real.

E não só dos gestores, atualmente há apps para que os motoristas façam seus acompanhamentos das operações e processos. Neste contexto, aplicativos para gestão de frotas se mostram uma mão na roda.

Ou seja, a tecnologia vem aumentando a eficiência do trabalho da frota e por isso, hoje, vamos te explicar como os aplicativos podem ajudar a sua empresa!


Como funciona o controle da frota?

O controle da frota é a base, o alicerce da gestão. E, essa é uma prática que envolve o gerenciamento dos ativos, que vai desde os pneus, motoristas até as informações sobre todos os seus veículos como entradas e saídas, manutenção, dimensionamento e controle de combustível.

Ou seja, controlar a frota envolve organizar fluxos, gerenciar as solicitações e processos e ter uma visão ampla de tudo isso sempre que for necessário. 

Desse modo, fazer todo esse trabalho de forma manual, além de ser difícil está aberto a erros e incertezas, por isso a tecnologia é bem-vinda.

E com um app que ajuda os gestores a terem, não só informações em tempo real (que podem corrigir erros ou ser a solução para problemas), ajuda também na organização e na tomada de decisões.


Como um app pode resolver o controle das solicitações?

Gerentes de frota estão acostumados com solicitações diárias. São telefonemas, e-mails, mensagens no Whatsapp e por aí vai.

E nessas solicitações diárias, os assuntos incluem:

  • Aporte de combustível;
  • Solicitação de Manutenção;
  • Alterações de cadastro;
  • Solicitações de veículo reserva;
  • Sinistros;
  • Carga de Combustível no cartão.

Desse modo, para mapear as informações da frota de forma assertiva, e isso inclui o registro das solicitações, o recomendado é ter um aplicativo para anotação e solução das solicitações mais urgentes.

Assim, o gestor não perde as informações e consegue gerenciar qual a prioridade entre elas. 


Como dar adeus a caneta e ao papel?

Toda empresa de frota, costuma ter um checklist de controle, como por exemplo, como está a situação do veículo antes dele ir para a rua ou como faz para realizar a atualização do hodômetro.

E, em boa parte das empresas, essa checagem é realizada no papel e na caneta e, no mundo da tecnologia isso pode ser otimizado.

Pois nas famosas planilhas impressas, a gestão acaba sendo mais suscetível a erros, diferente dos aplicativos. Neles, o gestor não só consegue manter um histórico do checklist como consegue anexar fotos e vídeos, o que já ajuda bastante na hora de agendar manutenções, por exemplo.


Como Blockauto da ValeCard pode te ajudar?

O Blockauto é uma ferramenta de monitoramento e telemetria, ou seja, um aliado para gestão de condutores e garantia de economia. Além disso, o Blockauto possui um dashboard de gestão online, um app de gestão e um app para o motorista.

Dessa forma, com informações transmitidas via GPRS e pelo sistema Google, com o Blockauto é possível acompanhar e analisar o método de direção de cada condutor individualmente, avaliar o desgaste do veículo, localização, deslocamento e distância percorrida.

Desse modo, os diferenciais da Blockauto são:

  • Dashboard de gestão + app de gestão + app motorista;
  • Gestão de viagens com reprodução 3D com precisão do Km rodado;
  • Comportamento do condutor;
  • Integração com relatórios de combustível e gestão de consumo;
  • Reconstrução de acidentes 3D;
  • Controle de custos;
  • Atendimento 24h;
  • Central de monitoramento de alertas e anomalias;
  • Equipe de pronta resposta;
  • Relatórios completos e customizáveis.


Quer saber mais sobre a Blockauto? Clique aqui e conheça essa  plataforma feita especialmente para frotas.

Compartilhar esta publicação