Como reduzir o consumo de combustível da sua frota?

Como reduzir o consumo de combustível da sua frota?

O consumo de combustível é um dos maiores custos da frota, até porque, o preço disparou nesses últimos meses e, como estamos em tempos incertos, qualquer tipo de economia vale a pena.

Pensando nisso, separamos 5 formas de economizar combustível na sua frota.

Confira!

 

1 – Planeje as rotas para reduzir o consumo do combustível

São ruas congestionadas, buracos e trânsito intenso. Tudo isso influencia na hora de planejar a rota, pois escolher rotas que têm menos desgaste do veículo e menos paradas, por exemplo, podem reduzir o consumo de combustível da frota.

Desse modo, a utilização de aplicativos de rotas e mapas, aliada ao conhecimento prático dos condutores, pode promover uma grande redução no gasto de combustíveis. 

Além disso, é preciso levar em conta fatores como: a quantidade de sinais, as possibilidades de engarrafamentos, vias principais ou de trânsito local, horário de saída e outras características inerentes ao trânsito de cada cidade.

Outra solução é contar com o serviço de telemetria automotiva. Estudos indicam que é possível diminuir gastos com combustível em até 15% através do acompanhamento em tempo real das condições do veículo e do comportamento do motorista.


2 – Não esqueça da manutenção preventiva

Desenvolver um cronograma de manutenção preventiva da sua frota, de acordo com as especificações de cada montadora, é indispensável para garantir veículos com sistemas mecânicos e elétricos sempre em ordem e com bom funcionamento.

Assim, é possível reduzir indiretamente algumas despesas e tornar a operação mais eficiente.


3 – Só abasteça em postos confiáveis

Conhecer os postos de abastecimento é essencial para reduzir o consumo de combustível, visto que os preços podem variar de um estabelecimento para o outro. 

Além disso, a prática de misturar outros compostos com a gasolina, o álcool e o diesel é comum no Brasil e ninguém quer prejudicar o funcionamento do carro com combustível adulterado, não é mesmo?!

Por isso, fique atento aos postos que apresentam os produtos de melhor categoria e que possuem os preços mais razoáveis.

 

4 – Treine seus motoristas

O consumo de combustível também depende do comportamento dos motoristas e, por isso, cabe à empresa orientar e fornecer cursos e treinamentos para eles. 

Desse modo, treinamentos de condução defensiva, por exemplo, podem ser bastante úteis, pois sua prática previne maus hábitos de direção como frenagens bruscas e acelerações desnecessárias, ajudando a reduzir o consumo de combustível dos veículos da sua frota corporativa.

Também é essencial que o condutor saiba ajustar a sua direção às condições da via, porque guiar numa autoestrada, numa cidade grande e numa rodovia menos movimentada exige técnicas completamente diferentes.

Vale lembrar também que equipamentos como o ar-condicionado contribuem para o consumo de combustível. Por isso, abaixo de 60 km/h, vale mais a pena manter as janelas abertas do que ligar o ar condicionado e gerar um custo maior no combustível, por exemplo.


5 – Use um app de controle de combustível ou um cartão combustível

Os softwares de controle de abastecimentos são a mais nova moda das empresas para reduzir o consumo de combustível da frota.

Por meio desse tipo de aplicativo fica mais fácil analisar os custos de cada veículo por quilômetro rodado em relatórios detalhados e essa coleta de dados auxilia o gestor a ter uma visão mais geral do desempenho de cada carro. 

Com isso, o sistema permite planejar os gastos com mais precisão, por períodos maiores.

Outra estratégia que pode ser a solução é a utilização dos cartões de combustível. Eles normalmente têm um painel de controle onde se tem acesso a todos os dados sobre os gastos com combustíveis de cada usuário, como data, localização do posto e valor de cada abastecimento.

Portanto, há sim maneiras de reduzir o consumo de combustível da sua frota, basta investir nas estratégias corretas e implementar algumas mudanças!

Quer saber mais sobre gestão de frota através de uma plataforma que pode te ajudar e muito na gestão logística e comportamental? Conheça a Blockauto e ValeCard.

Share this post